Vegetarianos têm menor risco de câncer
Veja.com - 1 de julho de 2009
*Vegetarianos são 45% menos propensos a desenvolver câncer no sangue,
revelou um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista científica British
Journal of Cancer. A pesquisa, conduzida pela Unidade de Epidemiologia do
Cancer Research UK, da Universidade de Oxford, concluiu ainda que a
abstinência de carne também reduz em 12% o risco de se ter qualquer tipo de
câncer.*
Para o estudo, parte de uma longa investigação internacional sobre a doença,
cientistas acompanharam 61.566 homens e mulheres britânicas, divididos entre
aqueles que comiam carne, os que comiam peixe mas não carne e os que não
comiam nem peixe e nem carne. Após mais de 12 anos de pesquisas, 3.350
participantes desenvolveram câncer, sendo 68% (2.204) comedores de carne,
24% (800) vegetarianos e 9,5% (300) comedores apenas de peixe.
Os pesquisadores constataram ainda que, entre os que comiam carne, 180
tiveram algum tipo de câncer de sangue, como leucemia, mieloma múltiplo e
linfoma não-Hodgkin. No grupo dos vegetarianos, esse número caiu para 49,
enquanto que entre os adeptos do peixe, passou para 28. O risco de
desenvolver câncer de estômago ou de bexiga também se mostrou
significativamente menor entre os vegetarianos.
Naomi Allen, coautora do estudo, pede cautela com a interpretação dos
resultados. "Precisamos saber qual aspecto de uma dieta vegetariana ou com
peixes protege contra o câncer", disse a pesquisadora, segundo reportagem do
jornal *The Guardian*. "É um maior consumo de fibras, maior consumo de
frutas ou vegetais ou apenas a carne em si?" Para responder a essa pergunta,
mais estudos ainda serão necessários.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vegetarianos-tem-menor-risco-cancer-481016.shtml
|